RR Opinião: Rock in Rio, Sepultura, Gloria e a reparação de erros

By Cláudio Costa

Apresentação do grupo francês e da banda brasileira recebeu elogios da crítica (Foto: Divulgação)

O Região Rock inaugura mais uma seção: o RR Opinião. Este espaço vai servir para trazer um pouco de opinião direta e parcial para este espaço roqueiro, algo que alguns dos nossos parceiros cobravam. As temáticas vão envolver o rock de uma maneira direta ou indireta, mas esse realmente vai ser um quesito básico para as discussões levantadas aqui. Política, economia, cultura e outras coisas mais serão abordadas a partir do lado do rock’n roll. Afinal, precisamos puxar a sardinha para o nosso lado.

Se você acompanha a mídia tradicional, vai saber que a Rede Globo fez um grande estardalhaço para divulgar o lançamento do Rock in Rio 2013. A banda Sepultura e o grupo francês Tambours du Bronx gravaram uma espécie de vídeo promocional do evento e a emissora global noticiou a parada com grande destaque nos telejornais do canal. Pois é, mas tudo isso não foi feito do nada. Há um real motivo para que tudo isso aconteça. Vou tentar discorrer um pouco sobre isso com clareza.

O Sepultura e o Tambours du Bronx foram escaladas para uma dobradinha no palco Sunset, destinado para ‘encontros inusitados’ no festival. A apresentação rolou no mesmo dia em que bandas como Slipknot, Mötörhead e Metallica – a headliner da noite, fariam suas respectivas performances no palco Mundo, o principal do evento. Mas será que o Sepultura não estava no lugar errado? Quem acompanhou os shows da noite, percebeu que a apresentação do Sepultura atrasou pouco mais de meia hora e isso deu o que falar.

O atraso fez com que a apresentação do Sepultura coincidisse com a da banda paulista Gloria, no palco Mundo. E aí começou a confusão! Quem estava no palco Mundo não teve acesso ao show do Sepultura, pois os telões não transmitiam mais a apresentação do palco Sunset. O público repudiou a apresentação do Gloria, que teve seu show acompanhado por um enorme coral de vaias, cessadas apenas nos covers que a banda fez do Pantera. Erros de produção acontecem, mas chamo de grosseiro o que aconteceu durante o Rock in Rio 2012.

O Glória virou uma espécie de continuação do vexame de Carlinhos Brown e a apresentação do Sepultura com o Tambours du Bronx fez sucesso na crítica. Como uma das maiores bandas de metal do Brasil fica em um palco secundário? Essa foi a questão que ficou na minha cabeça durante alguns dias. Agora, a produção do Rock in Rio anuncia a atração no palco Mundo. A primeira atração a ser confirmada para o festival! Isso não é coincidência, mas uma verdadeira reparação do que rolou na edição anterior. Agora é esperar para ver se o Gloria não vai parar no palco Sunset.

Sepultura Feat. Tambours du Bronx – Firestarter (Prodigy cover)
httpvh://www.youtube.com/watch?v=p2OeG8eraQk

Gloria – Agora e minha vez
httpvh://www.youtube.com/watch?v=-9t2RB7nU0U

Sepultura e Tambours du Bronx: primeiras atrações do Rock in Rio 2013
httpvh://www.youtube.com/watch?v=7GzUyR6SYXg