Metal Church: uma obra prima do heavy metal

By Murilo Soares

Esse post é dedicado a você que se auto-intitula headbanger, mas que conhece apenas Metallica a partir do ‘Black Álbum’ e fica enlouquecido ao ouvir uma banda tocando cover de Iron Maiden. É, meu amigo! Melhor você abrir o cardápio e ver que tem coisa muito melhor que carne de vaca para o almoço.

Metal Church é sem dúvida uma ‘banda de cabeceira’ para quem curte o bom e velho heavy metal. Não é a toa que dela surgiu uma das maiores vozes desse estilo que tanto idolatramos. Me refiro ao eterno vocalista da ‘Igreja do Metal’ David Wayne, que infelizmente morreu em 2005 devido a complicações após um acidente automobilístico. Porém, o mesmo deixou sua voz rasgada eternizada em canções que soam como “herança” para verdadeiros headbangers.

Uma dessas ‘heranças’ é seu disco solo, intitulado ‘Metal Church’ – lançado em 2001. Algo estranho, pois Wayne lançou um álbum com o nome de sua banda pouco tempo depois de uma volta com a ‘Igreja do Metal’, no ano de 1999. Até mesmo a arte da capa lembra o primeiro álbum do Metal Church de 1984, com a eterna guitarra cravada no cemitério. Dizem que a banda não gostou muito de tudo isso, mas creio que David tinha seus motivos para tal feito.

Tudo nesse álbum soa perfeito. A voz do cara não tem comparação. É um ponto fora da curva! Se começarmos a jogar nomes de vocalistas que estão no meio do heavy metal, David certamente é um daqueles que se diferencia, tanto quanto Udo ( Accept ), Bobby Blitz ( Overkill ) dentre outros. E se não bastasse, a união de riffs pesados e uma ‘cozinha’ bem estruturada faz com que o álbum crie um clima ímpar, que mescla pegada, técnica e simplicidade. As duas primeiras músicas já são uma paulada na orelha, ‘The Choice’ e ‘The Hammer Will Fall’ fazem você bater cabeça já ao começar a escutar o álbum. Destaque ainda para ‘Nightmare Part II’, que leva consigo uma pegada bem característica do Metal Church.

O objetivo deste texto é o de que você procure escutar esse disco e tenha a mesma sensação que eu tive quando o escutei anos atrás. Foi como achar um pote de ouro enterrado na areia da praia. Eis um álbum incrível, que merece a audição de quem realmente gosta de heavy metal. Segue a primeira faixa do disco, ‘The Choice’, para dar um gostinho de tudo o que descrevi acima.

Wayne – The Choice
httpvh://www.youtube.com/watch?v=zfnOL3L3om0